sexta-feira, 23 de março de 2018

Pescaria e chimarrão na nova casa do tio em Imbé

Hoje é sexta. Na quarta, fui à praia de Imbé com meu tio e meu avô. Foram dois dias de sol e temperatura boa. A ideia era pescar.
O primeiro dia foi apenas para conhecer a nova casa de praia do meu tio e atualizar o papo. Muito chimarrão e uma feijoada muito especial feita pelo meu tio.
O segundo foi reservado para a pescaria propriamente dita. Acordamos bem cedo e partimos para um "braço morto" para tentar a sorte. Meu tio tem todos os aparatos de pesca, enquanto eu não sei nada a cerca do assunto pesca. Ele me explicou que no local havia apenas taínhas e que é um peixe que não é pescado com anzol, mas sim com tarrafa (aquela redinha de nylon com chumbadinhas), mas ele tinha uma solução para tentar capturá-la (a taínha)  com anzóis. O plano tratava-se de utilizar um tipo de isca que se chamava "chuveirinho". Era uma molinha (que servia para fixar a isca) e seis anzóis na volta. Como isca utilizava-se uma mistura de ração de pássaro e farinha (basicamente). Nada nos anzóis, apenas na molinha. A ideia é fazer com que o peixe fique sugando a água em volta da mistura e acabe sugando algum anzol escondido e ser fisgado. Achei bastante interessante, mas deixei que ele assumisse o caniço.
Meu avô ficou pescando com linha e anzol normal mesmo. Pegou três carás pequeninos, apenas para aumentar as iscas.
Eu fiquei com um canicinho fluorescente com isca falsa. É um jeito bem interessante de fisgar peixes ariscos que querem comer a qualquer custo e acabam morrendo na isca. Só que a taínha era muito arisca pro meu gosto. Eu a via seguir a isca falsa, mas não alcançava, daí eu parava de puxar e ela se assustava e se afastava. Eu devo estar pescando errado.
Assim foi o dia todo, tentativas. Nada de mais interessante aconteceu, foi um dia sem peixes grandes, mas estórias grandes.
Voltamos para casa e mais chimarrão e feijoada.
O tio pediu ajuda para uma pintura no exterior da casa e assim o dia se foi, até resolvermos voltar para Porto Alegre, o que fizemos, chegamos às 20h de quinta.
Agora estou aqui, descansando após fazer uma encomenda de 150 bótons, tomando mais chimarrão. Tenho chimarreado bastante nestes meses, já retomei o hábito, consegui emagrecer um pouco.
O próximo evento será a festa de quinze anos da minha prima Luíza, que é filha deste meu tio, que será na SOGIPA, nó próximo sábado. Farei um post sobre a festa.
Até mais!

Nenhum comentário: