quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os Mercenários

Fui assistir ao filme, muito bom!
Comentários e críticas enchem a net, vou me limitar a dizer que é um ótimo tributo aos filmes de ação e comentar minha impressão de cada uma das personagens principais.
Eric Roberts - Vilão do filme, o clássico corporativo obscuro que trabalha para alguma instituição com fins malévolos. Fez bem o papel, da motivação ao crime à morte, não comprometeu em nada. Dos filmes que fez, o melhor acredito ser Batman - O Cavaleiro das Trevas. Ah! E a Ju me disse que ele é irmão da Júlia Roberts, eu não sabia...

Steve Austin - Fez o cupincha do vilão. Boa atuação, saiu no braço duas vezes com o Stallone e ganhou uma. Pra quem não conhece, Austin era lutador de WWE, me lembro de ver ele lutando contra o Coveiro (The Undertaker), mas ele largou o ringue no início de 2003, acho que foi por lesão, ou idade mesmo. Fez alguns filmes depois da aposentadoria, mas eu só vi um deles, Os Condenados, um filme onde colocaram prisioneiros em uma ilha e televisionaram os acontecimentos, o último que sobrasse receberia a liberdade.

Randy Couture - Fez um dos Mercenários, o mais sem graça na minha opinião. Teve sua importância, mas preferiria o Van Dame. Pra quem não conhece, este carinha era lutador de Vale Tudo, não vi muito suas lutas, mas me lembro de uma com o Vitor Belfort, no ano em que entrei na Aeronáutica, em 97, se me lembro bem, Couture perdeu por intervenção médica, Belfort detonou bastante a cara do mocinho. Nas telas eu só me lembro dele em O Escorpião Rei 2.

Terry Crews - Também é um dos mocinhos, o mais empolgado, como dizia o Robô B9 de Perdidos no Espaço, "esmagar, matar, destruir...". Este é o clássico negão de filme de guerra, adora armas de fogo, quanto mais poderosa, melhor. Lembro de um tipo parecido no primeiro filme do predador, aquele que se barbeia com uma faca, lembram? No cinema, este cara fez um capitão em Exterminador do Futuro - A Salvação, na TV ele é o pai do Chris na série Todo Mundo Odeia o Chris.

Dolph Lundgren - O mais perturbado dos Mercenários, foi expulso do grupo já no início do filme. Adoro este ator, comecei a gostar dele em Mestres do Universo, (versão de He-man para o cinema), passando por Rocky IV (Ivan Drago) até Agente Vermelho, que foi o último dele que vi (onde ele tinha fobia a cor branca).

Jet Li - Não podia faltar o expert em Kung Fu, dá velocidade ao filme. No filme a maioria das cenas de lutas são aproximadas demais e aceleradas na edição para cobrir erros e dar mais caráter real a cena, mas com Jet nada disso é necessário, ele parece muito a vontade nas cenas de luta e dá aula na cena em que luta com o Dolph Lundgren. Dentre os filmes que este carinha fez, os que mais gosto são Máquina Mortífera IV (principalmente na cena em que ele desmonta a arma do Mel Gibson) e Romeu tem que Morrer. Nunca consegui tirar uma dúvida, eu juro que o vi no novo filme do Star Trek, ele aparece tocando um tipo de tambor grandão no planeta do Spock, bem rapidinho, mas não achei o nome dele nos créditos, pode até nem ser ele, mas é beeeem parecido.

Sylvester Stallone - Meu preferido, é o líder dos Mercenários. Interpretou uma mistura de Rocky e Rambo, muito bom e muito clássico. Adorei toda a atuação, mas principalmente o fato dele não ter feito par romântico com a Giselle Itié, a relação dele com ela era mais paternal, muito lindo, só faltou um beijinho na testa.

Jason Stathmam - Fez o braço direito do Stallone, como um sucessor a liderança. Mestre em facas, o cara ataca um exército utilizando apenas lâminas. Este ator é muito bom, dentre os filmes que fez meus preferidos são os Carga Explosiva e Adrenalina.

Mickey Rourke - Fez o mentor do Grupo, o cara que fica na base dando aquela força moral e apoio psicológico para os trogloditas. Gostei bastante da personagem. Não conhecia muito este ator, sei que fez um papel em Era uma Vez no México, uma indestrutível personagem em Sin City e o protagonista em O Lutador, mas fora isso, não conhecia a figura.

Bruce Willis - Não cabe nem comentar, ele é o estereótipo de ator de ação, o que Stallone é para Guerra, Willis é para Ação. No filme não apareceu nadica de nada, só contratou os Mercenários para o serviço mais foda, que deu gancho para o resto do filme. Acompanho o cara desde A Gata e o Rato, passando Sin City, Pulp Fiction, Os Doze Macacos, O Quinto Elemento, Armageddon e por todos os Duro de Matar. A aparição especial que fez, foi muito semelhante a feita em Planeta Terror e Grande Hotel.

Após sair do filme, duas cenas não sairão da minha cabeça:
Stallone, Schwarzenegger e Willis juntos e sorrindo; e
Olhar para o lado e ver a pessoa que amo.

Té mais!

Um comentário:

JKM disse...

Curti muito o filme e a descrição que fizeste dos personagens, mas minha parte favorita do post foi o momento fofura da última frase...