sexta-feira, 10 de setembro de 2010

$$$


Olá, pessoas!

Hoje o dia está tranquilo e calmo, mas olhei a previsão do tempo está marcando chuva para o findi.
Este post não é sobre previsão de tempo, mas sobre felicidade.
Esse tema é antigo e nunca se resolveu plenamente, cada um tem sua opinião, mas o senso comum diz que "dinheiro não traz felicidade, mas ajuda". Concorda?
Agostinho já dizia em Solilóquios da Vida Feliz que não há felicidade longe de Deus e elenca todas as negativas das outras opções, bem difícil de serem refutadas.
Uma coisa que concordo com ele é que todas as coisas que podem ser perdidas não podem trazer felicidade, pois a perda traz frustração, medo e, portanto, infelicidade.
Quero ater-me ao dinheiro, é bom ter dinheiro, é uma motivação válida, ninguém te recriminará por estar ganhando muito dinheiro honestamente e por suas próprias capacidades, mas e os periféricos? Como estão? Tem que se ter o cuidado de não rebaixar as outras coisas importantes, como família e amigos, por exemplo.
Passando para uma linha mais budista, acredito que devemos tentar o meio termo, equilibrar todas as coisas importantes em nossa vida e administrar, justamente, todas. O dinheiro é necessário, mas não pode concorrer com as outras coisas, deve complementar.
Não coloque o dinheiro em primeiro plano da sua vida, coloque a si mesmo e depois coloque as pessoas que você ama. Amar a si mesmo é estar bem, aumenta a qualidade de vida e diminui o stress diário, vista-se como gosta, compre um acessório novo, escreva em um blog, saia para dar uma volta, enfim, dedique a maior parte do tempo para si mesmo. Quando sentir-se bem, passe a relacionar-se com os amores de sua vida (noiva, filho, pai, mãe, amigos, cãozinho...).
Se você conseguir levar sua vida com o equilíbrio destas áreas fundamentais, conseguirá mais clareza para buscar o dinheiro necessário para viver. Você gosta de viajar? Não precisa arrumar um emprego onde tenha dinheiro para fazer uma viagem por semana, arrume um emprego que te faz viajar de graça. Não vire um escravo do dinheiro, faça o dinheiro trabalhar para você. Esta é a máxima do capitalismo.
Se ainda assim você quer correr atrás do dinheiro, não tem problema, mas tente ser feliz assim e sem infernizar a vida dos que te rodeiam.
Não vou dizer que nunca errei, já troquei amigos por amores, já troquei família por amigos, o erro faz parte da escolha e nunca se sabe se realmente será um erro até o problema se apresentar.
Uns me chamam de conformista, outros de acomodado, mas o fato é que ganho o que preciso e não deixo de fazer coisas essenciais, não estou nesta corrida.
Para quem corre, só cuide para não se tornar escravo, pois o dinheiro vem e é gasto, você junta, junta e gasta e poupa, quando tiver poupado o suficiente, curte, mas e o tempo que passou? Valeu a pena? As pessoas que deixou no caminho, valeram a pena? Junte dinheiro para ter uma velhice tranquila, mas cuide para não acabar com dinheiro e sozinho, se preocupando com o que os herdeiros farão com o seu suado dinheirinho e virar um velhinho neurótico e com pressão alta.
Até mais!

Nenhum comentário: