terça-feira, 15 de março de 2011

Somente tragédias...


Agora é o Japão, mas não é diferente de qualquer outro lugar como São Paulo, Rio de Janeiro ou, bem recentemente, São Lourenço do Sul, aqui ao lado.
Não vou transcrever tudo que li a respeito para não tornar o post muito longo, mas vou colocar os links para que leiam com calma quando puderem.
É um absurdo como as coisas funcionam apenas quando estamos em algum tipo de emergência. Alguém duvida que o Brasil só começará a se mexer no que diz respeito as obras para a Copa do Mundo às vésperas? Claro! Porque assim poderão superfaturar orçamentos, contratar quem quiserem e embolsar algo, sem dar tempo aos órgão responsáveis (que nem são tão responsáveis assim) notarem que existe algo errado e não poderão embargar nada sob o risco de "melar" a Copa.
Vamos aos liks.

Começo pela declaração do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão: "As dificuldades que as usinas lá (Japão) tiveram as nossas não terão, pois têm uma proteção maior"
Veja na integra no link: http://blig.ig.com.br/deolhoemsaopaulo/2011/03/15/lobao-confirma-que-programa-nuclear-brasileiro-nao-sera-freado/

Agora a reação de países "grandes" ante à tragédia no Japão:
"Alemanha e Suíça foram os primeiros países europeus a suspender temporariamente projetos nucleares como medida preventiva"
Link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/alemanha-e-suica-adotam-medidas-ante-risco-nuclear

A Alemanha decide, somente após tudo ter acontecido: "A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ordenou nesta terça-feira que todas as usinas de energia atômica mais antigas do país sejam desligadas"
Link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/alemanha-fecha-suas-usinas-nucleares-mais-velhas

Mais uma providência que só sai do papel por meio de um desastre. O Comissário europeu de energia, Gunter Ottinger, declara (como se fosse o provedor de ideias maravilhosas): "Queremos crear una base europea de seguridad nuclear"
Link: http://www.elpais.com/articulo/internacional/comisario/Energia/da/razon/quienes/hablan/apocalipsis/Japon/elpepuint/20110315elpepuint_13/Tes

Segue uma opinião de um vivente local: "Esse governo é inútil", disse Masako Kitajima, 50 anos, funcionária de um escritório de Tóquio"
Link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/comissao-europeia-qualifica-acidente-nuclear-de-apocalipse

E para finalizar, um ótimo texto de José de Souza Martins "Surgiu a impaciente cultura do segundo, em que o minuto parece demora excessiva para baixar uma mensagem de computador, ouvir um recado, tomar uma decisão. Aqui se esqueceu que a eficácia dessa cultura da urgência, para não ser postiça como tem sido, deveria abranger uma infraestrutura protetiva que a tornaria possível e lhe daria sentido. Não tem sentido se basta um temporal para anulá-la."
Link: http://blog.controversia.com.br/category/geral/page/111/

Até mais!

Nenhum comentário: