terça-feira, 22 de março de 2011

Coragem



Platão dizia: Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor.
Por definição, acredito que coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis

Sempre me achei um ser corajoso. Fazia o que era necessário, enfrentando as consequências. Isso me levou onde estou hoje, muitas conquistas, muitas felicidades, mas também muitas perdas e muitas tristezas. É o risco que se corre por fazer o que se acha certo e não conseguir pensar claramente antes de se agir.
A coragem é a vitória da vontade contra o medo, é um impulso que vence barreiras para alcançar um fim, mas sendo impulso, é rápido, impulsivo e, muitas vezes, irreversível. Muitos heróis (e vilões) já venceram e pereceram devido a coragem e eu sou um deles.

Minha esperança é que as mágoas que provoquei devido a esses "atos de coragem" sejam temporárias, possam ser revertidas. Feriram pessoas que não mereciam. Esses atos se tornam vitórias quando retornam positivamente ou se tornam remorsos quando retornam negativamente, sendo que este último sempre deixa a cicatriz mais profunda na alma.
Eu tenho certeza de que fiz muita coisa em minha vida, mais coisas boas do que más, mas como a quantidade é muito grande, as maldades se tornam impressionantes, dá a impressão de que você viveu errando ao ver sua alma coberta de cicatrizes.

Outra coisa de que me lembrei, o Leão de O Mágico de OZ. Era coverde, apesar de ser um leão, por quê? Acho que porque era sozinho. Tanto que, com a amizade dos outros, acabou adquirindo coragem. A cumplicidade incita a coragem, acho eu.

Falando em filme, revi o Diário de Bridjet Jones, melhor não falar disso, esqueçam que comentei isso, pois não estou com coragem o suficiente para comentar.

Não quero justificar meus erros, quero consertá-los, pois o que colho hoje é sofrimento.
Tudo o que conquistei foi motivado ou conseguido juntamente com outras pessoas. Hoje, devido aos meus atos estou sozinho e desta forma não consigo mais coragem para reerguer-me.
Não peço muito, apenas um perdão de alguém muito especial que é muito importante para mim, hoje e sempre.
Já pedi perdão a esta pessoa por algumas vezes, mas devido as minhas falhas ela levanta a espada sobre a minha cabeça (parafraseando Machado de Assis), mas insisto, pois somente o perdão limpará minha consciência.

Para lidarmos com as nossas diferenças precisamos aprender compaixão, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor. Falhei em todos os itens, mas nunca duvidei do meu amor e é nele que me sustento atualmente para superar esta nova barreira que se forma a minha frente.

Termino suplicando que se o meu coração não é suficiente para conseguir o teu perdão, te deixo aqui minhas lágrimas.
"As lágrimas não pedem perdão, mas o alcançam." (Santo Ambrósio)

Nenhum comentário: